Um desafio de fé

(Texto base:Gênesis 8:20)

Referência Bíblica: Gênesis 6 – 9 a 9 – 17

 

O titulo da mensagem hoje toma por base a história de Noé. E dividiremos em cinco tópicos para facilitar o entendimento dessa palavra.

 

  1. O chamado.

 

Deus via que a humanidade estava caminhando para fora dos seus padrões, na verdade já estava totalmente fora. Não queriam saber de Deus, na verdade muitos já nem criam que Ele tinha poder para fazer nada. E Deus em parte também já estava bastante triste com a humanidade e com seus comportamentos. No meio então de milhares de pessoas na Terra Deus se alegra com um e lhe entrega a salvação. Mas junto com essa salvação vem um desafio de fé. Um sacrifício. Um confronto.

 

Vejo algo parecido aqui. 2010 acabou e 2011 tem se iniciado com tragédias. Olhamos a nossa volta e vemos as coisas que desagradam a Deus tomando proporções maiores. Homossexualismo, drogas, prostituição, lascívia, mentiras, desonestidade, safadeza de todas as possíveis formas. Vemos o mundo se acabando, dessa vez não em águas, mas por nossas próprias mãos. A Tsunami assustou o mundo, os furacões, o aquecimento global, a atual situação do Rio de Janeiro e todo o Sudeste. Alguns até culpam a Deus por essas coisas, quando na verdade é uma resposta da própria natureza para nós. Não respeitamos a natureza e hoje e nos dá o troco. Estamos também nos acabando para Deus como o povo daquela época. Muitos já perderam a confiança em Deus, outros acham que Ele não é capaz de fazer tudo como pregam por ai. Até na própria igreja muitos caminham com Deus porém não estão alicerçados Nele como Ele gostaria. Tal como Deus achou somente um capaz de realizar seu propósito naqueles dias, hoje Ele encontra poucos. Ofereceu a salvação a todos quanto o procuraram, a mim, a você. Hoje Ele nos apresenta um desafio de fé. Um sacrifício. Um confronto. Tal como o de Noé que foi permanecer junto com os animais por 40 dias dentro de uma arca fechada enquanto via o fim do mundo a sua volta, assim hoje eu te convido a ouvir e aceitar o desafio de Deu para a sua vida. Que tal 40 dias de propósito com Deus?

  1. As dificuldades.

 

Noé começou a construir a arca diante de um lugar que não tinha visto chuva. Um lugar seco. Onde o povo não acreditava no que estava vendo Noé fazer. Não era uma coisa pequena de se fazer. Não era algo que dava para fazer escondido. Era gigantesco. Todos estavam vendo. Todos passavam e davam um pitaco. Faziam uma piada. Zombavam um pouquinho. Zuavam a vontade. Mas Noé permanecia ali com fé e alicerçado em Deus.

 

Assim nós vamos entrar em um propósito que nem sempre vai dar pra se esconder. Uma hora vão descobrir. Ou precisam saber. Jesus fala do jejum e diz que é para ser feito em secreto. Mas em alguns momentos ao ser confrontado as pessoas acabam sabendo. Se for algo pequeno, algo de um dia. Talvez passe desapercebido. Mas algo rotineiro, as pessoas vão saber. Uma vez fiz um jejum de ficar sem almoçar por uns dias, e sem avisar minha mãe ela estava fazendo só comidas gostosas, daquelas de quebrar propósito. Tinha um tempão que eu não comia lasanha e num domingo ela fez em especial para mim. E aí, o que fazer? Fiquei triste por não comer mas tive que avisar a ela que eu estava em propósito, ou então ela que ficaria triste achando que eu estava fazendo desfeita. Outros propósitos seus as pessoas zombam. Acham que não vale a pena. Se você também achar que não vale a pena você quebra o propósito e trata como algo comum.

Com certeza Noé teve bem mais dificuldades do que pessoas o criticando. Teve dificuldades com os animais, com a chuva em si, teve dificuldades de convencer sua família a entrar na arca, teve dificuldades em durmir, em conviver com aquele mal cheiro dos animais, dificuldade para alimentar os animais, para organizar tudo.

 

Dificuldades aparecem. Mas precisamos saber que nada é maior que o nosso Deus. Sabe uma lição que eu tiro de Noé trabalhando dentro d arca. É que o trabalho dele não tinha acabado quando a arca estava pronta, o trabalho dele só terminou depois que cada animal voltou a seu lugar. O mundo estava um caos e ele estava trabalhando. A vida dele não parou. Tal como a sua vida não vai parar por 40 dias. Estamos nas férias, as festas estão aí, os almoços especiais, então você que vai fazer jejum de algum tipo de alimento fica ligado em Deus nisso ai. A vida não pára. Tal como as dificuldades não vão parar, elas estarão dia a dia de frente com você até que Deus a tire da sua frente. A sua vida continua normal mas com certeza o seu nível de fé vai subir a cada dia tal como as águas daquele dilúvio subiam. Sim, por que a cada dia que vocÊ vence num propósito, Deus se alegra e vê que você quer ter compromisso com Ele. Isso é gratificante. Tal como uma prova de amor. Mas a verdadeira prova de amor está em amar a pessoa dia a dia cada vez mais. Não em alguns momentos apenas.

  1. A pomba.

 

Acabou-se a chuva. Noé via as águas baixando. Soltou então um corvo para tentar encontrar lugar seco. O corvo ficou sobrevoando mas nada achou. Mandou então uma pomba. Ela sobrevoou e nada achou. Mandou ela novamente e desta vez ela encontrou um ramo de folhas verdes de oliveira.

 

Escute. Aprenda bem isso aqui. Aqui começa os mistérios de Deus nessas passagens. Um corvo foi e voltou. Um tempo depois uma pomba foi e voltou. Um tempo depois a mesma pomba foi e dessa vez voltou com sucesso. Encontrou vida. Escuta. Eu profetizo sobre a sua vida. Você pode até ter tentado outras vezes e não ter obtido êxito. Pode ter tentado e fracassado. Profetizo que chegou o tempo de você conseguir realizar a sua obra com sucesso. Profetizo que chegou o tempo de você sair vitorioso sobre aquilo que já te derrotou varias vezes. Profetizo que é hora de encontrar vida aonde você antes não havia encontrado nada.

  1. O Altar.

 

Depois que passou por tudo Noé armou um altar para Deus. Por livre e espontânea vontade. Deus pediu uma barca. Noé quis o altar. O altar não é algo imposto por Deus. Mas algo que Noé sabia da importância. Altar é lugar de oferta. De sacrifícios. Lugar de oferecer algo a Deus.

 

Nosso coração é um altar. Tudo que entra em nosso coração tem duas funções. Ou ser um utensílio para o altar. Ou ser uma imagem para estar em um altar. Deus tem o altar Dele. Ele é o adorado por nós. Mas além de Deus gostamos de outras coisas. Outras coisas ocupam espaço em nosso coração. Nossa família. Nosso namoro. Nossos amigos. Pessoas que admiramos. Nosso time de futebol. Enfim, tudo pelo qual nutrimos um tipo de sentimento. Todas as fontes do nosso coração. Todas as saídas. O que você tem dado de altar para Deus? Um pequeno altar? Um lugarzinho escondido em seu coração? Ou um altar digno do Rei dos Reis. Muitas vezes o altar do Vasco da Gama, da Daniella, da Antonieta, da Família Jacc tá maior que o altar de Deus. Isso não pode acontecer. O Vasco, a Dandan, a Nieta, o Jacc precisam estar como utensílios para o altar do Todo Poderoso Salvador. Jesus Cristo merece um altar exclusivo em meu coração e tudo o mais que estiver de saída em meu coração precisa passar por Jesus. Deus quer o altar do seu coração e não um altarzinho barato. Mixuruca. Algo de prestigio. Algo valioso. Algo que sempre tenha sacrifícios. Algo que sempre tenha ofertas. Seu namoro pode ser uma oferta. Para Deus. Não se oferte para seu namorado. É tempo novo diante de Deus. Tem fogo em teu altar? Tem algo de bom para oferecer a Deus aí?

  1. A aliança.

 

A aliança com Deus é conseqüência de um relacionamento do homem com Ele. Deus te prova e vê se você se encontra em condições de herdar um novo tempo. Como uma prova que lhe dá direito a um novo ano, nova serie, nova escola, nova faculdade. Deus se alegrou do gesto de Noé e lhe deu o arco íris por sinal. Como aliança. Noé e sua família eram os chefes da terra agora. Morreu todo mundo e eles dominaram sobre todos os animais. A aliança entre Deus e Noé se estende até hoje. Sempre que você vê um arco íris nos céus, saiba que está escrito em Gênesis 9:14, Deus está se lembrando da promessa feita a Noé milhares de anos atrás.

 

Ei! Eu quero uma aliança assim. Você não quer não? Ser lembrado pelas futuras gerações. Ser lembrado por pessoas que nem nasceram. Cara, Deus tá nos chamando para algo fora de serie. Cada vez mais que caminhamos com Deus, mais coisas absurdas Ele nos pede. Ei, mas mais coisas maravilhosas nos acontece. Um nível de fé Deus derrama sobre você que está lendo este texto hoje e agora. Tal como subiram as águas do mar e cobriram toda a terra, sobe o nível de fé de Deus sobre nossas vidas hoje e nos encobre de toda nossa incredulidade. Algo genuíno e exclusivo de Deus está sendo derramado sobre nós nesse lugar.

Deus me chamou, eu atendi, passei, passo e ainda passarei por dificuldades mas não desisto, chegou meu tempo de conquistar aquilo que por outras vezes fracassei, ainda tem muito fogo em meu altar, tenho sacrifícios para entregar a Deus. Minha vida é uma oferta ao Senhor da Criação. Um aliança Deus faz comigo hoje e será lembrado pelas gerações vindouras. Pai, tudo que quero e que eu preciso está em Ti. Toda esperança vem de Tuas mãos. Louvado seja o meu Senhor e Rei.

*** Extraído de um sermão ministrado para jovens no final do ano de 2008 em Alto Boa Vista. Adaptado para o wordpress dia 13.01.2011. Qualquer erro ou fatos fora de contexto deve-se a isto.

 

Abraços,

Saulo de Carlo Gomes

Anúncios