Grupo de jovens no Louvorzão 2009 (11.06.09). Foto: Samuel Santos
Grupo de jovens no Louvorzão 2009 (11.06.09). Foto: Samuel Santos
Revista publica matéria que aponta que os jovens brasileiros estão entre os mais religiosos do mundo

A revista Época desta semana (Edição 578) apresenta uma curiosa matéria com o título “Deus é Pop”, motivada por pesquisa feita pelo instituto alemão Bertelsmann Stifung que aponta que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos são religiosos. E mais, 65 % do entrevistados afirmam ser “profundamente religiosos”. Com esse resultado os jovens brasileiros estão entre os mais fervorosos do mundo, ocupando a terceira posição atrás dos nigerianos e dos guatemaltecos. Contudo, eles têm buscado exercitar a fé em novos ritos, igrejas e até internet, como apresenta a reportagem de capa.

Apesar de esses jovens em sua maioria (66,2%) se declararem católicos, os evangélicos (18,8%) são apontados como grandes responsáveis por essa mudança de comportamento. “Sem dúvida, um dos principais fatores que explicam a explosão evangélica no país é essa característica de se ajustar aos valores da sociedade. O neopentecostal aceita coisas que eram impossíveis há três décadas”, afirma à revista a antropóloga Cristiana vital, do Instituto de Estudos da Religião.

Igrejas como Bola de Neve, Evangélica Congregacional (Fortaleza/CE) e Caverna de Adulão foram tema de pesquisa para a matéria. A reportagem apresenta, ainda, algumas comunidades religiosas que saíram das denominações evangélicas e católicas por divergência de doutrina e opção sexual. “Os jovens brasileiros parecem ter deixado de lado as fés mais populares no século passado (…) para acreditar naquilo que julgam ser seu verdadeiro Deus”, conclui a publicação.

Clique aqui e confira a matéria no site da Revista Época.

Fonte: Elnet Jovem

Anúncios