18 de março de 2011.
As pessoas desaparecidas são 13.540 e o número de vítimas do terremoto e tsunami passou dos 6.500.
O noticiário local mostra a questão da usina nuclear. A companhia de energia se esforça sobremaneira para controlar a situação. Depois dos esforços dos 180 trabalhadores, começa a aparecer sinais de melhora! Os funcionários conseguem restabelecer a energia na usina o que possibilita o bombeamento de água no reator 2.
Foi por volta das 16 horas de ontem que caminhões pipa jogaram cerca de 30 toneladas de água sobre o reator 3 e conseguiram atingir o alvo, fazendo os níveis de radiação reduzirem, mas ainda não reduziram satisfatoriamente.
Parece que o clima de tensão abaixa significantemente na população. Não sei dizer se a situação está melhor, ou se nós que vivemos aqui entramos em nível maior de resignação.
A televisão japonesa informa que na região próxima a Sendai, o governo começa a produzir casas pré-fabricadas para os moradores que perderam cerca de 38 mil casas, mas ainda sem previsão de entrega.
Aparentemente, para nós o risco de radiação nuclear ofusca a atenção às vítimas do terremoto. Mas não é verdade.
Às 14h47 foi feito um minuto de silêncio no Japão, há exatamente uma semana atrás neste horário acontecia o pior desastre natural neste país.
19 de março de 2011.
As equipes de buscas encontraram um rapaz com vida depois de 8 dias embaixo dos escombros.
O problema de abastecimento de combustível começa a ser sanado. Essa situação é animadora.
Os alertas para um terremoto de magnitude maior que 5 diminuíram para 30% até o dia 21, estamos começando a respirar aliviados.
A Comunidade Evangélica Vida Abundante – CEVA

Gostaria de citar hoje a ação dessa igreja aqui no Japão. Ela é liderada pelo pastor Vitor. Desde os primeiros dias, após o terremoto, este ministério arrecada alimentos não-perecíveis, lanternas e cobertores para os desabrigados. Entrega os donativos junto com panfletos evangelísticos objetivando alcançar as almas que se encontram em abrigos. Existe intenção de nova remessa semelhante para a semana que vem. O Pastor Vitor também organiza cultos específicos de intercessão pelas pessoas que perderam tudo, pelas ameaças de novos terremotos de grande magnitude e também para que toda a situação da usina em Fukushima se resolva sem que haja mais vítimas.

A CEVA está situada em Makinohara-shi na província de Shizuoka. Contato por email: cevajapao@hotmail.com A página da igreja na Internet: http://www.ceva-japao.org/
Agradecimentos

Quero agradecer mais uma vez a todos pelas orações, palavras de ânimo e conforto, por aqueles que levaram as nossas vidas para dentro de suas igrejas como motivo de intercessão, que Deus abençoe a todos.

Anúncios