HUPERETE É A SUA 1ª FASE

1ª Fase – Chamada ao Ministério. Ele se torna um Ministro/Huperétes.

“E, CONVOCANDO os seus doze discípulos…”

“Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus”. (1 Co 4.1 ACF)

“Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda”. (At 26.16 ACF)

Servo é oriundo do grego DOULOS, que também significa ESCRAVO, que é sinônimo de HUPERÉTES.

Huperétes designava nas embarcações comerciais da época, o remador escravo, da terceira fileira de remadores (a última, de cima para baixo) nos navios trirremes (Embarcação grega da Antiguidade, impelida por remos, armados em três pavimentos (três ordens), e eventualmente por uma vela redonda).

O huperétes era um tipo de escravo “remeiro” que remava no terceiro compartimento, o mais inferior do navio. No primeiro ficavam os oficiais. No segundo compartimento, os comuns, no terceiro, os escravos que remavam e não apareciam. O termo traduzido por “ministro” traz a conotação de um servo neste sentido.

A galé pode designar qualquer tipo de navio movido a remos.

Ministro que é huperétes faz assim, rema no fundo da embarcação e deixa os louros para o capitão Jesus Cristo.

Os escravos eram amarrados na embarcação assim que entravam nelas. Quando um escravo entrava na galé ele dava adeus à sua vida, pois agora era huperétes até a morte. As correntes eram para garantir que nunca fugiriam, que não abandonariam a embarcação e que morreriam no caso de naufrágio.

Suas vidas pertenciam ao capitão da embarcação e o tal fazia deles o que melhor lhe parecesse. Isso é ser ministro e Paulo sabia bem. Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20). Não temos vida própria, pois a vida que vivemos na carne a vivemos no Filho de Deus. Ele morreu a nossa morte para que pudéssemos viver a sua vida, então agora para o ministro o viver é Cristo e o morrer é lucro.

  • Abraão e Sara foram chamados para formar um povo;
  • Moisés foi chamado para ser o libertador do povo de Deus;
  • Josué foi chamado para liderar o povo e conquistar a terra prometida, substituindo Moisés que tinha morrido;
  • Samuel foi chamado para ser mediador entre Deus e o povo;
  • João Batista foi chamado para anunciar a chegada do Messias;
  • Maria foi chamada para ser mãe do Filho de Deus;
  • Apóstolos foram chamados para propagar os ensinamentos de Jesus;
  • Você é um líder cristão. Qual é o seu chamado?

Gostou do Post? Comente. Sua opinião é importante para nós, afinal, você é o nosso público alvo. Divulgue nosso Blog em suas redes sociais, indique e comente sobre ele com seus amigos. Mande seus artigos para nosso e-mail: saulodecarlo@hotmail.com que divulgaremos aqui com o maior prazer. Paz seja contigo!

Anúncios